Tenho algo "parado na garganta". Parece que é aí que forma o mau hálito.

August 28, 2017

Outra queixa muito frequente no consultório. Por isso decidi criar esse post: esclarecer o que pode ser essa sensação e qual a relação disso com o mau hálito.

Geralmente os pacientes reclamam que "tem um bolo parado na garganta", algo que "não sobe e nem desce". E que, quando tentam eliminar isso forçando no banheiro, simplesmente não sai nada além de uma secreção transparente, que na verdade é muco (uma substância normal que reveste e protege as mucosas) e saliva.

E nem poderia ser diferente. Na maioria das vezes, o que dá essa sensação é a presença de muco ou saliva nessa região, só que numa quantidade um pouco maior do que o normal.

Vamos entender? Existem vários fatores  que podem levar ao surgimento  dessa sensação, justamente  porque aumentam a presença de muco ou mesmo deixam a saliva mais espessa, mais "grossa". 

Vou citar alguns exemplos:

- condições alérgicas, como rinite e sinusite. Isso pode provocar GPN (gotejamento pós nasal), quando secreção vem da região nasal e se acumula na garganta.

- queda na produção de saliva: faz com que a saliva fique mais viscosa

- refluxo

- uso de alguns medicamentos

Mas a pergunta principal que fica é: o mau hálito nesses casos, está se formando na garganta?

Na maioria das vezes, não.

Mas sempre que possível, é recomendável que o especialista consiga fazer com que o paciente deixe de sentir esse desconforto. Isso com certeza deixa o paciente mais seguro.

Outra pergunta? Esses fatores que geram este desconforto, podem interferir no hálito?

Às vezes, sim. É o que acontece no seu caso? Só passando por um especialista para saber a resposta!

Viu como é complicado? Às vezes seu maior desconforto não está piorando seu hálito. Por isso que eu repito sempre a mesma frase: procure um especialista!

 

Como sempre, espero ter ajudado.

Dr. Arany Tunes

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Boca amarga: o que é e como evitar

September 23, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload