SABURRA LINGUAL

A SABURRA LINGUAL ou BIOFILME LINGUAL VISÍVEL é uma camada branca ou amarelada que fica sobre nossa língua.

A maioria das pessoas têm um pouco de saburra lingual, geralmente em pequena quantidade, lá no fundo da língua. Essa camada é constituída basicamente de saliva, muco, células mortas e bactérias.

Como a saburra lingual é um ambiente muito favorável para o crescimento de microorganismos que podem provocar doenças, recomendamos que todos limpem a língua (preferencialmente com limpador de língua), após as escovações, 3 vezes ao dia.

Em condições normais a saburra lingual não provoca halitose, mesmo naquelas pessoas que não limpam a língua. Porém, existem algumas alterações na nossa saúde que podem fazer com que a saburra lingual aumente ou mesmo fique mais contaminada (com um número maior de bactérias). Quando isso ocorre, pode ocorrer o surgimento de HALITOSE (mau hálito) ou BOCA AMARGA (disgeusia).

Em alguns casos, a simples limpeza da língua pode resolver o problema. E existem limpadores e produtos adequados para isso. CLIQUE AQUI se você precisa de ajuda nesse sentido. Nossa equipe pode te ajudar.

Porém, há casos em que a limpeza não resolve. Quando isso acontece, é importante obter ajuda de um especialista. Ele pode detectar os motivos pelos quais a saburra lingual está alterada e reverter esse quadro, fazendo com que o mau hálito ou o gosto ruim na boca desapareça.

As imagens abaixo mostram uma língua com muita saburra lingual, outra com uma pequena quantidade e a saburra lingual removida no limpador de língua.

 

 

 

 

 

 

 

 

DÚVIDAS FREQUENTES:

  • Como eliminar a saburra lingual?

 

Como já mencionamos nessa página, ter saburra lingual, até certo ponto, é normal. Portanto, não existe tratamento para deixar de formar saburra. Mas é possível fazer com que ela diminua ou mesmo deixe de produzir odores.

  • Existe tratamento para a saburra lingual?

 

Sim. O tratamento para saburra consiste em descobrir por que ela está se formando em maior quantidade e por que ela está gerando mau hálito. Geralmente este tratamento é feito com medicamentos (remédios), mas pode ser associado ao uso de produtos específicos para a saburra lingual.

  • Devemos usar escova de dentes ou limpador de língua para remover a saburra lingual?

 

A forma mais eficiente de remover a saburra lingual é com um limpador de língua. Existem vários modelos diferentes e você pode encontrar facilmente nas farmácias.

Os limpadores de língua removem a saburra com mais eficiência e provocam menos desconforto (ânsia) que as escovas de dentes. Se você tem dúvida sobre qual limpador de lingua deve usar, CLIQUE AQUI e peça ajuda à nossa equipe, via whatsapp. Vamos te indicar o limpador de língua que indicamos aos nossos pacientes.

  • Existem produtos que ajudam a remover a saburra lingual?

 

Quando a saburra lingual se forma em grande quantidade, a simples limpeza com um limpador não é suficiente. Nesses casos, indicamos o uso de produtos que "dissolvem" parcialmente a saburra lingual, facilitando sua remoção. Mas o ideal é descobrir o motivo da formação excessiva da saburra lingual, realizando um tratamento específico. Assim você não fica dependente de produtos.

Mas se quiser uma indicação, CLIQUE AQUI e peça ajuda pelo whatsapp.

Quer saber um pouco mais sobre HALITOSE? Clique em um dos links abaixo:

MAU HÁLITO                   BOCA SECA                   BOCA AMARGA                       CÁSEOS