mau hálito

HALITOSE é o nome científico do MAU HÁLITO. 

 

. O termo vem do latim:

halitus = odor bucal

osis = alteração patológica

Atualmente estima-se que, dependendo da região e idade das pessoas, cerca de 30% da população tenha MAU HÁLITO.

Além de alterar o odor da boca, a HALITOSE provoca alterações psicológicas e comportamentais, piorando consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes.

 

Pode ser provocado por mais de 80 causas diferentes, sendo necessário um correto diagnóstico para que o tratamento tenha resultado.

 

Dependendo da causa, pode vir acompanhado de sintomas como BOCA SECA, GOSTO RUIM NA BOCA (boca amarga) e SENSAÇÃO DE QUE A BOCA NÃO FICA LIMPA.

COMO PREVENIR O MAU HÁLITO?

Algumas ações podem ser úteis e te ajudar a evitar a halitose:

  • Tome dois litros d'água por dia. A água é o ingrediente fundamental da saliva, fluido que promove auto limpeza, equilíbrio e imunidade à nossa boca.

  • Limpe sua língua 3 vezes por dia, usando um limpador de língua após as escovações. A Saburra lingual excessiva é uma causa muito comum de halitose.

  • Evite ficar muito tempo sem se alimentar. Quando estamos com fome, começamos a "queimar gordura e músculos". E esse processo gera um mau cheiro que sai pelos pulmões. Nossa saliva também perde qualidade quando ficamos muito tempo sem comer.

  • Evite alimentos que tenham odor muito forte. O odor de tudo que ingerimos (comida, remédios, fumo, bebida alcoólica) pode ser expelido através do nosso hálito.

  • Visite seu dentista a cada 6 meses, para verificar a saúde da sua gengiva (a inflamação das gengivas - gengivite é uma causa muito comum de halitose)

COMO SABER SE TENHO MAU HÁLITO?

Existem exames que podem avaliar a qualidade do hálito. São chamados de "halitometrias" ou "halimetrias".

Os especialistas em hálito usam estes exames no dia a dia, para ajudar a conseguir um diagnóstico e acompanhar o resultado do tratamento da halitose. 

Por outro lado, uma das melhores maneiras de saber como está o nosso hálito é através da convivência com as pessoas. Sabe-se que cerca de 90% dos portadores de halitose real têm queixas diretas, ou seja, alguém muito próximo (geralmente um familiar), acaba reclamando do hálito ou mesmo alertando sobre o problema.

Por isso os especialistas recomendam que, caso você tenha dúvida em relação à condição do seu hálito, pergunte a pessoas íntimas se eles perceberam algo errado.

SINTOMAS: O QUE SENTE O PORTADOR DE HALITOSE?

As sensações percebidas por quem tem mau hálito variam de acordo com a causa.

Quando a halitose é crônica, ou seja, ocorre já faz um tempo razoável, é muito comum o paciente sentir pelo menos um dos desconfortos abaixo:

  • Gosto ruim na boca. A pessoa sente a boca amarga, ou outro gosto ruim, sem ter comido nada com esse sabor. O gosto também pode ser podre, azedo, metálico, salgado ou gosto de sangue, em alguns casos.

  • Sensação de que a boca não fica limpa. Pouco tempo após escovar os dentes, a pessoa tem a sensação de que a boca não está limpa, como se não tivesse escovado. Tem vontade de escovar os dentes novamente, mesmo que não tenha comido nada, pois a escovação dá um certo conforto, que dura pouco tempo.

  • Boca seca. Mesmo que a pessoa se hidrate bem, tomando bastante água ao longo do dia, a secura bucal incomoda. E isso geralmente ocorre por conta da má salivação, uma das causas mais frequentes de halitose crônica.

  • Excesso de saburra lingual: o portador nota que sua língua está muito mais amarelada ou esbranquiçada do que antes. E, por mais que limpe, não resolve.​​

  • Formação e eliminação de cáseos. Os "CÁSEOS AMIGDALIANOS" são um material com muito mal cheiro que pode se acumular na garganta, nas amídalas. Tem cheiro muito forte e desagradável. São engolidos ou mesmo saem através da boca, gerando um desconforto muito grande.

IMPORTANTE: Se você tem alguns dos sintomas acima, mas sua família afirma que você não tem mau hálito, pode ser que você seja portador de DISGEUSIA. Temos uma página falando sobre o assunto. CLIQUE AQUI e seja direcionado para a página para saber um pouco mais sobre o assunto.

Ainda tem dúvidas sobre o mau hálito? Será um prazer te ajudar.

CLIQUE AQUI  e mande sua dúvida para nossa equipe através do whatsapp . Sua dúvida será encaminhada direto ao Dr. Arany Tunes e você receberá uma resposta.

Se precisar de atendimento especializado para halitose ou mesmo disgeusia (gosto ruim na boca), será um prazer fazer parte da sua história, te ajudando a ficar livre de um problema que atrapalha muito a vida.

Estamos à disposição através do whatsapp ou mesmo por telefone fixo. CLIQUE AQUI e veja os locais onde Dr. Arany Tunes atende.