CÁSEOS AMIGDALIANOS

Os CÁSEOS, CÁSEUM ou CÁSEOS AMIGDALIANOS são massas que se acumulam nas amídalas, que ficam no fundo da nossa boca, lá na garganta.

Normalmente são pequenas bolinhas brancas, amareladas ou mesmo marrons.

 

As fotos acima foram tiradas pelo Dr. Arany Tunes durante atendimento, mostrando os cáseos nas amídalas, um que saiu durante a consulta e outro em escala, para ter idéia do tamanho e do formato dos cáseos.

 

Teoricamente, todas as pessoas que têm criptas (nome dos furinhos que existem nas amídalas) podem acumular e eliminar esse material.

E a eliminação pode ocorrer de duas maneiras. Ou a pessoa engole, sem nem mesmo perceber, ou elimina pela boca, o que acaba gerando muito desconforto.

 

Em algumas pessoas, a presença dos CÁSEOS nas amídalas incomoda, dando a sensação de ter algo "arranhando" na garganta. 

 

Quando essas massinhas são expelidas, geralmente as pessoas sentem um gosto ruim, acompanhado da presença de 'algo estranho" na boca. E esse material tem um cheiro muito, muito desagradável, sendo uma possível causa de halitose.

TODAS AS PESSOAS COM CÁSEOS TÊM MAU HÁLITO?

Nem todos. A maioria das pessoas que têm cáseos eliminam esse material esporadicamente. Apesar de ser um incômodo, dificilmente isso vem acompanhado de alteração importante no hálito. E como não ocorre sempre, não há problema.

Por outro lado, há pessoas que acumulam e eliminam muitos cáseos. Toda semana, todos os dias ou mesmo mais de uma vez ao dia. Nesses casos, independente de haver ou não alteração no hálito, deve ser realizado o tratamento, pois é uma situação embaraçosa e que causa muita insegurança e incômodo. Ninguém gosta de eliminar essas massinhas com mau cheiro.

COMO REMOVER OS CÁSEOS?

Muitas pessoas ficam "cutucando" as amídalas para tentar remover os cáseos.

Não recomendamos que se faça isso, por dois motivos. O primeiro é que você pode se machucar fazendo isso. E o segundo motivo é que o material vai se acumular lá novamente. 

O ideal seria descobrir a causa e assim eliminar a formação dessas massinhas. É isso o que é feito num tratamento especializado.

Alguns produtos químicos auxiliam na remoção dos cáseos, sendo utilizados para fazer gargarejos. Mas você deverá manter o uso contínuo desses produtos, fazendo a limpeza no dia a dia.

Caso você precise de indicação de um produto específico para os cáseos, nossa equipe pode te ajudar.

CLIQUE AQUI e fale conosco via whatsapp. Peça a indicação de um produto que pode te ajudar.

COMO EVITAR A FORMAÇÃO DOS CÁSEOS?

Nem sempre é fácil evitar a formação dos cáseos. Mas algumas medidas podem ajudar.

  • Tome muita água. Isso faz com que sua saliva fique mais fluida, diminuindo a possibilidade de acumular cáseos.

  • Faça gargarejos 3 vezes por dia, após as escovações, durante um minuto. Você pode usar água morna ou produtos específicos (melhor do que a água).

  • Limpe a língua todas as vezes que escovar os dentes, 3 vezes por dia. Use um limpador de língua, pois limpa melhor que a escova. Caso você tenha muita saburra ou dificuldade em realizar a limpeza, use um produto que ajuda nessa remoção, tornando o processo mais fácil de ser realizado. Nossa equipe pode te ajudar com a indicação de produtos. 

DEVO REMOVER MINHAS AMÍDALAS?

Somente em último caso, quando o tratamento com remédio associadoa produtos não chegou ao resultado desejado.

A cirurgia é delicada e tem um pós operatório muito difícil para o paciente. E o tratamento com medicamentos gera bons resultados para a maioria dos portadores de cáseos.

Se você elimina CÁSEOS com muita frequência, se preocupa com a qualidade do seu hálito e gostaria de eliminar esse problema, estamos prontos para te ajudar.

Tem dúvidas? Quer agendar uma consulta? CLICANDO AQUI você será redirecionado para o whatsapp da nossa equipe.