top of page

BOCA AMARGA

Você sente sua BOCA AMARGA? Mesmo sem ter comido nada com esse gosto?

Se a resposta é SIM, essa página foi escrita para você. Vamos entender um pouco mais esse assunto?

A percepção de gosto ruim na boca, sem a pessoa ter comido nada com aquele sabor, é uma condição que chamamos de DISGEUSIA. É um defeito no paladar.

E a DISGEUSIA mais frequente é a seletiva para o AMARGO. A boca fica amarga do nada, sem motivo aparente.

Outros gostos podem incomodar, como o azedo, o metálico, o podre, o salgado ou até mesmo um gosto de sangue. Mas o gosto mais comum é o amargo.

O QUE PROVOCA A BOCA AMARGA?

Atualmente sabemos que a DISGEUSIA é uma condição de "etiologia múltipla", ou seja, pode ser provocada por muitas causas diferentes:

  • Problemas salivares: nosso paladar depende da nossa saliva. Produzir menos saliva ou saliva de qualidade ruim pode alterar nosso paladar, fazendo com que o gosto ruim apareça.

       Quer saber mais? CLIQUE AQUI visite nossa página sobre saliva.

  • Saburra lingual excessiva: quando acumulamos muita saburra nossas papilas gustativas podem ser estimuladas pela presença de materiais que existam na saburra (resídusos, gases, células mortas etc). Lembrando que a saburra lingual é aquela camada branca ou amarelada que fica em cima da língua, portanto em contato direto com as papilas gustativas). Falando de maneira simples, é como se conseguíssemos "sentir o gosto da saburra". Não é exatamente isso, mas é uma forma fácil de explicar. Para saber mais sobre SABURRA LINGUAL, CLIQUE AQUI. Temos uma página sobre esse assunto.

  • Acúmulo de cáseos amigdalianos: os cáseos têm cheiro e gosto muito desagradável. E por estarem muito próximos à parte posterior da língua, pode existir a percepção. Se você ainda não sabe, cáseos é o nome que se dá a um material que se acumula nas amídalas e que têm cheiro muito desagradável. Acesse nossa página CÁSEOS, clicando AQUI.

  • Alterações neurológicas: como o oltafo e o paladar são interpretados cérebro, qualquer alteração no sistema nervoso central ou nos nervos que levem a informação podem resultar em boca amarga.

  • Efeitos colaterais de remédios: alguns remédios influenciam na salivação, ou mesmo possuem substâncias que provocam o gosto ruim, gerando disgeusia.

  • Alimentos: alguns alimentos podem levar à disgeusia. Existem relatos de que algumas nozes provocam essa alteração. Mas é algo muito raro.

  • Intoxicações: apesar de não ser algo muito comum, intoxicações por metais pesados e outros elementos podem

provocar disgeusia.

  • Doenças nasais: as sinusites podem levar à formação de secreção que pode escorrer para a superfície da língua, levando ao surgimento de gosto muito ruim na boca.

  • Alterações anatômicas na região nasal: apesar de ser algo muito raro, a anormalidade de algumas regiões da parte interna do nariz podem gerar disgeusia.

  • Alterações gástricas, como hérnia de hiato, gastrite, e esofagite pode gerar gosto ruim na boca. Isso pode ocorrer de várias formas diferentes. 

 

DIFERENÇA ENTRE DISGEUSIA E HALITOSE

 

É fundamental entender que disgeusia e halitose são coisas distintas.

É possível sentir um gosto muito ruim na boca e não ter mau hálito.

Ou mesmo ter o hálito muito forte e não sentir gosto ruim na boca.

Porém, como ambas as condições podem ser provocadas por problemas salivares, é muito comum os pacientes terem as duas coisas, mau hálito e boca amarga, pois problemas na saliva são causas muito comuns de halitose.

EXISTE TRATAMENTO PARA BOCA AMARGA?

Sim. O tratamento para a boca amarga consiste em, inicialmente, descobrir qual é a causa do problema.

E o índice de sucesso é muito alto. 

E esse é um resultado importante para a qualidade de vida do paciente, afinal de contas, sentir a boca amarga é algo que incomoda muito e, assim como a halitose, provoca alterações no comportamento do indivíduo.

Se você sente a boca amarga ou outro tipo de gosto ruim na boca, agende sua consulta e melhore sua qualidade de vida.

A presença de gosto ruim na boca é algo muito desconfortável e que gera sofrimento muito grande. 

Se ainda estiver inseguro à respeito do tratamento, entre em contato conosco e mande sua dúvida à respeito do assunto. Sua dúvida será encaminhada por nossa equipe ao Dr. Arany Tunes e você receberá uma resposta.

Clique aqui, tire suas dúvidas e agende sua consulta pelo whatsapp. 

bottom of page