top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Arany Tunes

Como saber se eu tenho mau hálito?

Quase todos os dias minha secretária ouve essa frase no telefone: "Não sei se eu tenho mau hálito. Será que eu preciso de tratamento?" Então vamos tentar ajudar essas pessoas.

Atualmente existem alguns tipos de medidores de hálito, bem eficientes.

Eu mesmo já usei vários nesses últimos 15 anos atendendo portadores de halitose no meu consultório. Sim, eles são úteis, ajudam no diagnóstico e acompanhamento do caso mas.......nenhum deles fornece a informação que o paciente quer: você TEM ou você NÃO TEM mau hálito!

Isso mesmo. Os medidores de hálito examinam o seu hálito naquele momento em que está sendo feito o exame. Se a sua halitose não for constante, pode ser que o resultado do exame seja negativo. E isso não significa que você não tem mau hálito. Significa somente que o seu hálito estava normal na hora do exame!

Então, a melhor maneira de saber a respeito do seu hálito é o bom e velho nariz humano. Sim senhor. Perguntar para alguém da sua intimidade sobre o seu hálito no dia a dia ainda é a melhor maneira de saber a verdade. Aí você pode estar pensando: será que minha família vai dizer a verdade? Será que não vão ficar com medo de me magoar?

Eu também acreditava nisso quando era inexperiente no assunto, logo que comecei a atender casos de halitose no consultório. Mas o tempo e a experiência me mostraram o contrário. Geralmente, quem tem mau hálito, tem QUEIXA, ou seja, alguém que reclama do hálito.

Então, se você está com a pulga atrás da orelha, sem saber se seu hálito está ruim ou não, PERGUNTE para alguém que você confia. Sei que não é fácil. Mas, quando o assunto é halitose, o melhor a fazer é dar um basta e enfrentar o problema de frente.

Suas suspeitas foram confirmadas? Procure um especialista!

Espero ter ajudado.

Dr. Arany Tunes - especialista em halitose.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page