top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Arany Tunes

Boca amarga e mau hálito: sinônimos?

Essa é mais uma dúvida que aparece muito no consultório e a idéia desse post é desmistificar isso.

Em primeiro lugar, NÃO, mau hálito e gosto ruim na boca (gosto amargo, podre, azedo, metálico ou salgado, por exemplo) não são a mesma coisa.

Eu tenho pacientes que me procuram com o hálito muito ruim. E muitos deles simplesmente não sentem a boca amarga. Eles sabem que têm mau hálito porque algum familiar avisou.

O contrário também acontece. Muitos pacientes me procuram porque sentem gosto muito ruim na boca. E quando perguntamos para familiares sobre o hálito, eles afirmam que a pessoa não tem halitose.

Até cientificamente elas tem nomes diferentes:

Mau hálito = halitose

Gosto ruim na boca = disgeusia

Mas qual o motivo dessa confusão?

A verdade é que nosso paladar trabalha em conjunto com nosso olfato, para nos dar a percepção do sabor dos alimentos. Muito do gosto que sentimos de algum alimento, na verdade é odor, cheiro.

Então, é natural a gente confundir gosto com cheiro. Sentindo gosto ruim, ninguém vai acreditar que a boca está cheirosa.

Como não conseguimos sentir nosso próprio hálito, devido à fadiga olfatória, ficamos meio perdidos em relação ao assunto. E o gosto ruim na boca vem como uma informação importante: é um sintoma que nosso organismo emite para nos avisar de que algo está errado e precisa ser tratado. Mas não necessariamente um "termômetro" que nos diz como está o hálito.

Lógico, é importante deixar claro que há pacientes que têm as duas coisas. E muito comum, ok? Só não podemos "medir o hálito" nos baseando no gosto ruim. Só isso.

O mais importante mesmo é saber que existe tratamento. Um especialista em mau háito pode fazer com que você deixe de ter as duas coisas: mau hálito e boca amarga.

Se precisar, conte comigo. :-)

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page