top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Arany Tunes

Tenho cáseos. Preciso fazer cirurgia?

Em último caso.

Apesar da resposta curta, vou explicar os motivos.

O acúmulo dos cáseos ocorre em pequenos "furinhos" que temos nas amídalas, as criptas.

Todos nós nascemos com amídalas e muitas delas têm criptas.

Portanto, muitos de nós estamos propensos a acumular e eliminar cáseos.

São massinhas pequenas e com formato irregular, brancas ou amareladas, com cheiro muito forte, principalmente se você apertar. É um dos cheiros mais desagradáveis que já senti, sem dúvida alguma.

Geralmente esse acúmulo ocorre muito esporadicamente. A pessoa sente um incômodo na garganta, algo "raspando", como se algum resíduo sólido tivesse ficado preso ali. E acaba eliminando essa massinha. Ou engolindo.

O problema é que, em alguns pacientes, os cáseos ocorrem com muita frequência. Alguns eliminam essas massinhas todos os dias, mais de uma vez. E isso pode alterar o nosso hálito, além de incomodar muito: quem gosta de ficar expelindo umas massinhas fedidas pela boca???

Agora vamos pensar. Muitas vezes, a formação de cáseos começa espontaneamente, numa determinada fase da vida do paciente.

Só que as amídalas já estavam lá, desde que nascemos. E elas não vão mudar o formato, começar a criar "buraquinhos" etc. Então, concluímos que algo deve ter mudado para que esse material se acumulasse nas amídalas, não é mesmo?

Esse é o primeiro passo no tratamento. Descobrir o que mudou para que o acúmulo de cáseos ficasse mais frequente. E tentar reverter esse quadro, para que deixe de acumular esse material.

Simples assim.

Como os cáseos são formados por células mortas, resíduos de alimentos e saliva (basicamente a mesma composição da saburra lingual), se você remover as amídalas sem corrigir o que levou a esse aumento, o mesmo material vai acumular na sua língua. Que não pode ser removida cirurgicamente, diga-se de passagem.

E, resolvendo a raíz do problema, provavelmente suas amídalas vão continuar no lugar certo: sua garganta. Só que sem acumular essa massinhas com mau cheiro.

Espero ter ajudado!

Dr. Arany Tunes

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page