top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Arany Tunes

Saburra lingual, é normal?


Saburra lingual

A saburra lingual (ou Biofilme Lingual Visível) é aquela camada branco amarelada que se forma sobre a nossa língua.

Primeira informação importante sobre a saburra: ela é normal. Isso mesmo.

Se examinarmos a língua das pessoas, veremos que a maioria têm saburra lingual, e nem por isso têm mau hálito.

Essa camada é formada basicamente por células descamadas da própria boca, bactérias, saliva e restos alimentares. Existem outros componentes, mas numa quantidade muito pequena.

Mas afinal, por que a gente se acostumou a associar a saburra lingual ao mau hálito?

A resposta é simples: é muito comum ela ser a culpada.

Vamos entender como funciona.

Existem uma série de alterações na nossa saúde que podem fazer com que a saburra lingual fique alterada: aumente em quantidade, fique mais contaminada, tenha mudanças de pH que favoreça a ação das bactérias etc.

Aí o mau hálito pode aparecer, e ele é resultado da ação dessas bactérias sobre as células mortas. Elas literalmente apodrecem sobre nossa língua!

Normalmente isso ocorre numa intensidade tão pequena, que não é possível sentir o cheiro, ou seja, nem afeta nosso hálito. Mas em algumas situações, isso acaba se exacerbando e lá vem a temida mau halitose.

Na dúvida, o que fazer?

1. Limpe sua língua após as escovações, 3 vezes ao dia, com um limpador de língua. Escovar não resolve e dá muita ânsia.

2. Caso você tenha sintomas como boca seca, gosto ruim na boca, boca amarga ou sensação de que a boca não fica limpa, provavelmente há algo de errado. Procure um especialista.

3. Enxaguantes bucais? Deixe o especialista indicar um adequado. Alguns que existem no mercado podem até piorar a condição da saburra lingual.

4 Sempre pergunte sobre a condição do seu hálito para quem você confia! Julgar o próprio hálito pelo que você sente ou pela reação das pessoas é o pior que você pode fazer por você mesmo!

Esperto ter ajudado!

Dr. Arany Tunes

397 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page