Essa é mais uma dúvida que aparece muito no consultório e a idéia desse post é desmistificar isso.
Em primeiro lugar, NÃO, mau hálito e gosto ruim na boca (gosto amargo, podre, azedo, metálico ou salgado, por exemplo) não são a mesma coisa.
Eu tenho pacientes que me procuram com o hálito muito ruim. E muitos deles simplesmente não sentem a boca amarga. Eles sabem que têm mau hálito porque algum familiar avisou.
O contrário também acontece. Muitos pacientes me procuram porque sentem gosto muito ruim na boca. E quando perguntamos para familiares sobre o hálito, eles afirmam que a pessoa não tem halitose.
Até cientificamente elas tem nomes diferentes:
Mau hálito = halitose
Gosto ruim na boca = disgeusia
Mas qual o motivo dessa confusão?
A verdade é que nosso paladar trabalha em conjunto com nosso olfato, para nos dar a percepção do sabor dos alimentos. Muito do gosto que sentimos de algum alimento, na verdade é odor, cheiro.
Então, é natural a gente confundir gosto com cheiro. Sentindo gosto ruim, ninguém vai acreditar que a boca está cheirosa.
Como não conseguimos sentir nosso próprio hálito, devido à fadiga olfatória, ficamos meio perdidos em relação ao assunto. E o gosto ruim na boca vem como uma informação importante: é um sintoma que nosso organismo emite para nos avisar de que algo está errado e precisa ser tratado. Mas não necessariamente um "termômetro" que nos diz como está o hálito.
Lógico, é importante deixar claro que há pacientes que têm as duas coisas. E muito comum, ok? Só não podemos "medir o hálito" nos baseando no gosto ruim. Só isso.
O mais importante mesmo é saber que existe tratamento. Um especialista em mau háito pode fazer com que você deixe de ter as duas coisas: mau hálito e boca amarga.
Se precisar, conte comigo. :-)