top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Arany Tunes

Remédio pra acne provoca mau hálito?


Remédio para acne pode provocar mau hálito

Vamos entender melhor essa questão?

Primeiro, calma lá. Nem todos os remédios para espinhas provocam mau hálito.

Os dermatologistas têm um arsenal enorme de medicamentos que podem ser utilizados para o tratamento desse problema, que é muito comum em adolescentes.

Mas há uma medicação muito utilizada nos últimos anos que pode provocar halitose.

Na verdade, é uma das causas mais frequentes de mau hálito em adolescentes aqui no meu consultório.

Isotretinoína. Esse é o nome do princípio ativo. Não posso citar a marca comercial, por motivos óbvios.

É um medicamento muito eficaz para a acne, principalmente naqueles casos mais graves, ou que não responderam bem às terapias convencionais. E isso é muito importante. Para a maioria dos casos, ele não deve ser a primeira escolha.

Mas num mundo em que as pessoas conseguem informação na palma da mão, muitos pacientes já chegam ao consultório "pressionando" o médico por um ou outro medicamento, citando que já tentaram de tudo, às vezes até exagerando um pouco no relato para o médico receitar o medicamento que ele viu na internet.

E como a isotretinoína age? Suprimindo a função das glândulas sebáceas, que fornecem a oleosidade necessária para a nossa pele. E muitas vezes essa oleosidade aumentada é um fator importantíssimo para o desenvolvimento da acne.

Só que essa medicação também suprime outras glândulas, como as salivares.

Diminuindo a salivação, o crescimento de bactérias na boca aumenta muito. E a descamação também. Aí temos uma combinação perfeita para o mau hálito. Células mortas e bactérias.

Resumindo. A isotretinoína é uma arma poderosíssima contra a acne grave. Mas, só deve ser indicada por um médico, quando realmente for necessário e de preferência, em último caso, devido à vários efeitos colaterais. Além da possibilidade de provocar mau hálito.

Dr. Arany Tunes

784 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page