As pessoas coçam o nariz quando eu falo!

August 24, 2017

Isso eu ouço todos os dias! 

"Doutor, eu percebo que incomodo as pessoas com meu hálito. Elas coçam o nariz, se afastam, oferecem balas..."

Sim, se você realmente tiver halitose, e se ela for intensa (puder ser sentida à distância), com certeza você incomodas as pessoas.

O problema é quando a pessoa não tem toda a halitose que acredita ter, mas passou a "reparar na reação das pessoas" para ter idéia de como está seu hálito.

Como para ela já é certeza de que o mau hálito está ruim, qualquer movimento que façam perto dela ela já vai achar que está incomodando, que tem alguém querendo "dar um toque" etc.

Centenas de vezes eu avaliei o hálito de pacientes no consultório que acreditavam estar péssimos, e tinham até percebido que eu havia ficado incomodado durante a consulta, supostamente por estar sentindo o mau cheiro e "não ter para onde fugir". Mas na hora da avaliação, pimba! HÁLITO NORMAL!!!! 

E eu sou obrigado a falar a verdade para os pacientes, sempre. Tenho que convencer o paciente de que realmente não senti nada etc. "Mas eu percebi que o doutor sentiu. Vi você coçando nariz, incomodado....".

Na verdade eu devo ter coçado o nariz por conta da minha rinite, ou sei lá o motivo.

Nossa expressão da linguagem corporal é complexa. Julgar o nosso hálito através da reação das pessoas é o pior que você pode fazer por você mesmo.

Outra curiosidade? Quem disse que mau hálito dá coceira? Só pra pensar um pouco. Não fique chateado com essas palavras. Às vezes a melhor maneira de ajudar é ser direto.

E como saber como está o hálito?

Infelizmente, nós mesmos nunca conseguimos saber sobre o próprio hálito.

Não temos "equipamento" pra isso. Assim como não conseguimos enxergar raios x, luz ultra violeta, ondas de rádio e ouvir frequências ultrasônicas, também não conseguimos sentir nosso hálito.

Como saber? PERGUNTE PARA ALGUÉM  da sua intimidade. Apesar de difícil, é o melhor caminho para saber a verdade.

Espero, como sempre, ter ajudado!

Dr. Arany Tunes - especialista em hálito.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Boca amarga: o que é e como evitar

September 23, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

November 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags